Retrofit: por que fazer em condomínios antigos?

Os condomínios construídos há algumas décadas, muitas vezes não passam por manutenção regular, com o passar do tempo sofrem desgaste em sua parte estética e estrutural.

É comum ver em condomínios muito antigos, manchas amareladas (oxidação nas estruturas), trincas ou rachaduras, infiltrações, problemas elétricos, entre outros. Além de desvalorizar o imovel e perder vantagem competitiva no mercado,  esses problemas podem comprometer a construção, e uma boa saída é iniciar uma obra de reforma.

Você já deve ter participado da assembleia de condomínio e sabe que a hora da decisão sobre iniciar a obra, é motivo de muito debate sobre os danos que pode causar ao projeto original. E como proceder nesses casos?

O retrofit é a solução!

Quando se trata de reforma, podemos mudar radicalmente as características, as configurações e a aparência do condomínio, sem se basear no projeto original. Uma modificação parece até boa, mas se não for bem planejada pode desvalorizar o local, seja pela modificação do conceito anterior, se reconhecido, referenciado ou mesmo pela harmonia que há entre as áreas comuns e individuais.

O retrofit, é uma excelente opção para quem deseja modernizar ou otimizar um condomínio antigo. O grande diferencial é que esse tipo de obra conserva a estrutura original do edifício, acrescentando a ela materiais e equipamentos modernos. O objetivo é preservar as características existentes, adequá-las às exigências atuais e, ainda, aumentar a sua vida útil.

E quais tipos de mudanças e benefícios posso ter com o retrofit?

Além de valorizar o condomínio e torná-lo mais atrativo no mercado, o retrofit traz mais segurança e bem estar, além de poder trazer:

Acessibilidade

Através da construção de rampas de acesso, modernização dos elevadores, transcrição em braile, rotas de fuga, entre outras soluções que tornam as áreas de circulação comum mais acessíveis.

Mais economia

A substituição de instalações hidráulicas e elétricas antigas ajudam na redução de despesas com manutenção. Outra tendência muito utilizada nos edifícios, é a instalação de novas tecnologias para gerar energia, e a instalação do sistema de reúso da água.

Conclusão

O retrofit é uma das tendências mais utilizadas por condomínios antigos.

Além de trazer benefícios estéticos, oferece ao ambiente a possibilidade de modernizar instalações antigas, trazendo mais acessibilidade, economia, segurança e bem estar aos condôminos, aumentando a vida útil do local e tornando a área mais atrativa no mercado,

Por se tratar de uma despesa extraordinária, precisa ser aprovada em assembleia.

Compartilhe esse post: