Estamos numa das estações do ano mais esperadas pelos brasileiros, o verão além do sol e do calor, é um momento em que devemos nos atentar sobre a segurança no convívio com a rede elétrica. Esse período principalmente no Rio de Janeiro é marcado por chuvas fortes, ventos, inundações e descargas atmosféricas.
Durante tempestades e ventos fortes, devemos redobrar a sua atenção para evitar acidentes com a rede e a fiação elétrica interna de residências e estabelecimentos comerciais. Uma atitude cautelosa e segura pode salvar sua vida ou evitar o risco de acidentes graves.
A queda de árvores e outros objetos na rede elétrica são umas das principais causas da destruição de postes e rompimento de cabos durante o verão. Além de causar prejuízos a estabelecimentos comerciais e residências como a perda de equipamentos eletrônicos, pode causar desabastecimento de energia e até acidentes fatais por conta de fiações soltas.
Durante uma tempestade com raios, recomenda-se ficar afastado de árvores e postes de luz. Um bom abrigo para situações como essa é um veículo, pois já são equipados com isolante de eletricidade.
Em caso de um possível alagamento, desligue o disjuntor da casa. Em seguida, desconecte todos os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos da tomada, mantendo-os a uma distância segura da água.
Uma outra dica, em dias de chuvas com raios evite falar ao telefone, pois uma descarga atmosférica também pode entrar pela rede de telefonia.
Uma solução segura e bastante eficaz para a população é converter a rede elétrica para a forma subterrânea. Além de melhorar o visual das cidades, a rede de energia subterrânea é considerada muito mais confiável e segura por não estar sujeita aos efeitos do clima.
As dicas acima são um alerta para que você possa passar o verão sem prejuízos físicos e materiais. A qualquer sinal de chuva forte ou tempestade, tome as devidas precauções e cuide da sua segurança.